Alho: Por que investir nesse tempero natural


O alho é uma iguaria milenar e já era utilizado pelos faraós egípcios por causa de suas propriedades medicinais.

Se há algo que os povos antigos dominavam bem é o uso de elementos naturais para prevenção e tratamento de doenças – prova disso é que até hoje somos influenciados por esses conhecimentos.

Mas nem é preciso ir tão longe para saber que o alho é um alimento que merece fazer parte da sua cozinha. Veja por que o alho ajuda a manter a saúde em dia, além de dar sabor especial aos refogados.

Quais as propriedades nutricionais do alho?

São diversos os nutrientes que fazem do alho um alimento benéfico para o organismo. Ele é fonte de vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Também é rico em minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, além de aminoácidos, adenosina e enzimas.

O alho também contém alicina, um composto biologicamente ativo que age como um poderoso antibiótico ao combater micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas.

Quais os benefícios do alho para o coração?

São diversas as propriedades medicinais desse alimento. Estudos mostram que o consumo regular de alho faz com que os vasos sanguíneos se dilatem com mais facilidade. Com isso, ajuda a reduzir a pressão arterial. O alho em pó ainda contribui para reduzir o colesterol ruim, responsável por entupir as artérias e causar doenças cardiovasculares.

É verdade que o alho ajuda a evitar gripes e resfriados?

Sim! O alho possui ação antibiótica, antimicrobiana e antisséptica. Por isso, é muito eficiente para prevenir e curar gripes e resfriados. É eficaz, até mesmo, para combater febres e problemas respiratórios agudos e crônicos, como as bronquites. Vale ainda consumir o alimento em forma de essência, para aliviar sintomas da asma.

Como o alho ajuda na digestão?

O alho ajuda a processar melhor os alimentos ingeridos e, por isso, é benéfico para a digestão. Mas não apenas isso. Ele ainda ajuda na eliminação de resíduos do organismo e previne inflamações estomacais e intestinais. O alho é um alimento tão eficaz que “consegue” separar bem quais são as bactérias benéficas para o nosso organismo. O vegetal elimina aquelas que causam danos ao intestino e, ao mesmo tempo, preserva as que ajudam na digestão. Ainda age como diurético e colabora para a eliminação de líquidos e toxinas.

 

Fonte: www.jasminealimentos.com