Você sabe o que é Caponata?


Caponata é um prato típico da Sicília, que consiste em berinjela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar. Pode ainda levar pimentões, aipo e, principalmente em Palermo, peixe ou mariscos.

Sua receita possui tantas versões quanto a própria origem do preparo.

Segundo o historiador de culinária mediterrânea Clifford A. Wright, a caponata nasceu na Catalunha, muito embora o nome caponata possa enganar os mais afoitos em linguística, pois leva qualquer um a pensar que seja algo relacionado com capo, nome dado aos chefões mafiosos. Claro que a popularidade deste antepasto na Sicília reforça ainda mais a tese do senso comum com a máfia.

Pino Correnti, autoridade para alimentos sicilianos, acredita que a origem seja proveniente da palavra em catalão caponada, cujo significado é “algo relacionado às videiras”. A receita de um prato muito parecido com a iguaria siciliana foi relatada pela primeira vez no ano de 1709 (origem etimológica).

Para Alberto Denti di Pirajno, professor, médico e gastrônomo siciliano, caponata deriva de um tipo gazpacho, um prato muito parecido com a caponata e que era servido a bordo dos navios espanhóis. Era um prato que continha muito vinagre, devido à sua ação conservante, tornando-o um alimento conveniente em alto mar.

Já Juan de la Mata no seu livro “Arte de Reposteria” publicado em 1747, afirma que o gazpacho mais conhecido era chamado de capón de galera. Consistia em pão ensopado num molho feito com água, anchovas, alho, vinagre, açúcar, sal e azeite de oliva.

Outra possibilidade citada por Giuseppe Coria, autor de vários livros da cozinha siciliana, é que a receita teve origem na palavra latina caupo (taverna), onde acauponae — comida de boteco para viajantes — era servida, mas se for assim, a receita de caponata nada tem a ver com essa história.

Seja como for, a caponata acabou chegando por aqui e é mais conhecida no Brasil como Caponata Italiana ou Siciliana. E na Pantucci, elas são uma deliciosa entrada!

Fonte: blogdacynthia.blogspot.com.br