Conheça a História da gastronomia italiana


Conheça a História da gastronomia italiana na Pantucci Trattoria. Afinal, a Itália é considerada a mãe da gastronomia ocidental, uma das mais ricas do mundo, principalmente no que diz respeito aos ingredientes característicos da cozinha típica e regional.

Isso é sem dúvida consequência dos vários povos que passaram pela península itálica através dos séculos e lá deixaram sua marca com a introdução de novos elementos. Somente ricos comiam carne, geralmente de carneiro, burro, porco, pato ou pombo. Eles alimentavam os porcos com figo para que a carne ficasse perfumada e criavam os gansos de maneira especial para com eles preparar patês.

Conheça a História da gastronomia italiana: Império

O intenso comércio de alimentos na região durante o império, centrado no suntuoso mercado circular de Roma, fez transitar pelo local caravanas recheadas de alimentos vindos de toda a Europa, África e Oriente, tal miscigenação fez com que a Itália tivesse como consequência uma das cozinhas mais ricas do mundo, principalmente no que diz respeito à diversidade de ingredientes que deram uma forte característica à cozinha típica e regional.

Conheça a História da gastronomia italiana: geografia

Apesar do território da Itália ser relativamente pequeno, na gastronomia italiana há muitos pratos típicos que variam de região para região, ou até mesmo de vilarejos para vilarejos, dependendo das diferenças climáticas, territoriais e históricas. Na Itália, estes fatores, extremamente variados e diversificados, levaram a culinária italiana a ser o que é, uma cozinha que apresenta grandes diferenças de um lugar pro outro, até mesmo de apenas poucos quilômetros.

Itália e a cozinha são uma combinação inseparável! O cardápio típico à italiana, começa com os antipasti (antes da comida), que são pratos leves, como saladas, verduras, entre outros. Depois serve-se o primeiro prato de massa, arroz ou polenta, e carnes ou pescados acompanhados de hortaliças. Para finalizar a sobremesa ou frutas da estação.

Conheça a História da gastronomia italiana: vinhos

Para que a comida resulte um completo prazer, o apropriado é regá-la com os excelentes vinhos italianos, que tem 194 denominações de origem que testemunham sua grande qualidade. Sem nenhum tipo de reparo, o aconselhável é experimentar qualquer um destes “ricos caldos”. Os licores italianos são acompanhamentos ideais para uma deliciosa comida, mas sempre depois de um cheiroso e delicioso café.