História do Brownie


O Brownie é um bolo muito querido pelos brasileiros. Ele está presente em vários lugares do mundo, sendo uma das três sobremesas mais consumidas nos EUA. Vamos conhecer algumas histórias, características e diversidades dessa sobremesa deliciosa.

Ela pode ser servida em qualquer horário do dia: no café da manha, sobremesa, lanche da tarde… E até mesmo a noite, depois do jantar, para adoçar o paladar.

 

Origem

Já ouvi diversas histórias sobre o surgimento dessa relíquia gastronômica. Ainda não se sabe ao certo a origem exata do brownie. Muitas lendas são difundidas sobre a primeira aparição do bolinho que lembra muito a massa de cookies de chocolate.

O famoso livro “Larousse Gastronomique” apresenta o primeiro registro da receita de brownie em “New England” em 1896, no nordeste dos Estados Unidos. A receita foi publicada no livro de culinária “The Boston Cooking – School CookBook”, escrito por Fannie Merritt Farmer.

Embora alguns historiadores de culinária confirmem que o primeiro registro é de 1906, na nova edição do mesmo livro de cozinha, em uma versão que traz mais chocolate.

Dizem também, que surgiu na cozinha do hotel Hilton Palmer House, em Chicago. Conta a história que a mulher do dono do hotel, Bertha Palmer, pediu ao chef para criar uma sobremesa diferente para a exposição mundial Columbian Exposition World’s Fair, virando sucesso. A mesma receita é usada nos hotéis da rede até hoje.

Uma das lendas mais famosas diz que uma dona de casa estava fazendo um bolo de chocolate e não acrescentou à receita o fermento em pó. Ela assou o bolo e percebeu que ele não havia crescido, servindo-o como um bolo solado mesmo, todos gostaram.

Mas a história que eu mais gosto é sobre um confeiteiro que estava tão apaixonado, pensando em sua amada, que acabou esquecendo-se de colocar o fermento no bolo de chocolate, o que deixou a massa mais escura e baixinha.

Ele não queria que soubessem sobre o erro e então cortou a massa em quadrados pequenos e serviu, dizendo que havia preparado alguns “brownies”.

Com muito amor, surgiu o brownie!

 

Características

A característica principal do bolo de chocolate americano é a sua cor escura. Por isso o nome, relacionado à cor marrom em inglês. A massa é mais pesada, úmida e perfumada, com muito chocolate.

Seu aspecto de bolo que não cresceu traz uma resistência à mordida, ao mesmo tempo em que apresenta uma crocância por fora, traz a maciez por dentro. Sendo mais ou menos uma junção de bolo e cookies.

Farinha, manteiga, chocolate, açúcar, ovos e nozes são os ingredientes tradicionais da receita de brownie. Existem muitas variações pelo mundo, em sua maioria alterando a quantidade de chocolate e tipos de castanhas. Muitos chefes utilizam complementos diferentes, como calda de damasco, maracujá e framboesa. Você pode servir junto com outras sobremesas geladas ou coberturas, como sorvete de creme e calda quente de chocolate.

Surgindo propositalmente ou não, o brownie virou queridinho do público e hoje é uma das sobremesas mais consumidas no mundo.

 

Fonte: https://www.hojevaiterbolo.com/